domingo, 24 de junho de 2012

I WORKSHOP INTERNACIONAL DE JUDÔ E JIU-JITSU

Será realizado em Maringá nos dias 15 e 16 de setembro nas dependências do Parque do Japão o I WORKSHOP INTERNACIONAL DE JUDÔ E JIU-JITSU que contará com professores e atletas renomados internacionalmente. Professores confirmados: Emerson Franchini (USP e Preparador físico dos Atletas Olímpicos Tiago Camilo, Leandro Guilheiro e Rafael Silva), Fabrício Boscolo Del Vecchio (Universidade Federal de Pelotas) e  Ângelo Deliberador (Universidade de Trás-os-Montes e Alto D´ouro/Portugal). Atletas: Alexandre Lee (Atleta Olímpico/Atenas-2004, por 8 anos integrante da seleção Brasileira de Judô, Campeão da World Cup de Roma e Tunísia em 2002 e 3º Lugar nos Jogos Panamericanos de 2007), Leonardo Vieira (Bicampeão Mundial e bicampeão do ADCC), Sebastian Lalli ( Faixa  Preta 3º grau de Brazilian Jiu-Jitsu, tetra campeão mundial, Hepta Campeão Brasileiro e Presidente da Federação Paranaense de Jiu-Jitsu) e Pedro Dias (3º lugar no Campeonato Europeu sênior/2008, 3º Lugar no Campeonato Europeu Sub-23, 5º Lugar no Campeonato Mundial Universitário e campeão dos Jogos abertos Brasileiros 2012).
O evento será composto por cursos teóricos e práticos. O professor Fabrício explanará sobre Preparação física, periodização e LPO para esportes de Combate, tema que gera muita dúvida entre atletas, professores e técnicos das modalidades esportivas de combate. O professor Emerson ministrará um curso prático no tatame com Exercícios de Força, Potência e Resistência para Atletas de Judô e Jiu-Jitsu, já o professor Ângelo fará uma apresentação teórica sobre a Gestão das Academias de Judô e Jiu-jitsu. O atleta Alexandre Lee fará uma exposição teórico-prática obre Treinamento e Desenvolvimento Técnico para Alto Nível, (Processo de desenvolvimento técnico, fundamentos, abrangência, detecção de potencial técnico). O atleta Leonardo Vieira fará um seminário prático para judocas e praticantes de jiu-jitsu onde demonstrará questões de Transição Entre a Luta em Pé e a Luta no Solo. E para encerramento, Pedro Dias explanará sobre Aspectos Psicológicos Durante Combates de Judô e Motivação.
Segue abaixo a programação completa do Evento.
Dúvidas e inscrições pelo e-mail workshopdelutas@hotmail.com.

 Clique no link ao lado para: Ver a programação completa do Evento

domingo, 3 de junho de 2012

Qualquer atividade física reduz chances de doença de Alzheimer, mesmo em pessoas com mais de 80 anos

Pesquisa apontou que tanto tarefas simples do cotidiano quanto exercícios mais intensos podem diminur em até quase três vezes o risco do problema

Doença de Alzheimer: além de caminhadas, atividades do cotidiano também pode reduzir risco do problema Doença de Alzheimer: além de caminhadas, atividades do cotidiano também pode reduzir risco do problema (Thinkstock)
Atividades físicas, mesmo as relacionadas às tarefas do dia-a-dia, podem ajudar uma pessoa a reduzir em quase três vezes o risco de doença de Alzheimer ou de declínio cognitivo em qualquer idade. Essa é a conclusão de uma pesquisa publicada nesta quarta-feira no site do periódico Neurology, que associou os benefícios dos exercícios a indivíduos de todas as idades, mesmo aos idosos com mais de 80 anos. O estudo foi conduzido na no Centro Médico da Universidade de Rush, nos Estados Unidos.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Total daily physical activity and the risk of AD and cognitive decline in older adults

Onde foi divulgada: periódico Neurology

Quem fez: Aron Buchman, Patricia Boyle, Li Yu, Raj Shah, Robert Wilson e David A. Bennett

Instituição: Universidade de Rush, Estados Unidos

Dados de amostragem: 716 idosos com idade média de 82 anos

Resultado: As pessoas que menos realizam atividades do cotidiano, como lavar louça, têm 2,3 mais chances de sofrerem de doença de Alzheimer do que as que mais praticam tais tarefas. Já aquelas que menos realizam exercícios intensos, como caminhada e corrida, têm 2,8 mais riscos do que as que mais se exercitam
Segundo os pesquisadores, o estilo de vida ativo vai além de ir à academia ou praticar corrida. Eles observaram que atividades cotidianas frequentes, como lavar pratos, cozinhar, jogar cartas e até mesmo fazer força com os braços em uma cadeira de rodas já colaboram com a redução de risco de problemas cognitivos e de memória, inclusive a doença de Alzheimer.
A pesquisa — Os autores do estudo pediram que 716 pessoas com idade média de 82 anos, e sem demência usassem, durante dez dias, um dispositivo que calcula os níveis de atividades diárias de uma pessoa. Para os pesquisadores, esse é um ponto forte do trabalho, já que o aparelho é mais preciso em dar essa informação do que os relatos dos próprios indivíduos. Após esse período, os participantes realizaram diversos testes mentais que testavam memória capacidade de raciocínio. Esse procedimento foi feito uma vez ao ano e durante 3,5 anos. Ao final da pesquisa, 71 pessoas desenvolveram doença de Alzheimer.
Os participantes que estavam entre os 10% que menos realizavam atividades do cotidiano tiveram 2,3 mais chances de desenvolver Alzheimer em relação aos que estavam entre os 10% que mais realizavam essas tarefas. Já em relação a atividades físicas intensas, como caminhadas e ginástica, por exemplo, esse risco foi 2,8 maior.
"Desde que as atividades dos participantes começaram a ser monitoradas, tarefas como cozinhar, lavar os pratos, jogar cartas e até mesmo mover uma cadeira de rodas com os braços foram benéficas", diz Aron Buchman, coordenador do estudo. Para o pesquisador, o trabalho indica que a atividade física é um fator de risco modificável e, portanto, merece atenção das abordagens de prevenção para várias doenças. "Esses exercícios são de baixo custo, acessíveis, sem efeitos colaterais e podem ser feitos por pessoas de qualquer idade para reduzir as chances de Alzheimer”, afirma.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/qualquer-atividade-fisica-reduz-chances-de-doenca-de-alzheimer-mesmo-em-pessoas-com-mais-de-80-anos# acesso em 03/06/2012

NY quer proibir venda de refrigerante em tamanhos grandes

Medida para combater a obesidade atingiria também outras bebidas açucaradas

Embalagens de refrigerantes PET estão entre os alvos de medida da prefeitura de Nova York
Embalagens de refrigerantes PET estão entre os alvos de medida da prefeitura de Nova York (Thincksotck)
A Prefeitura de Nova York anunciou nesta quarta-feira que planeja proibir a venda de refrigerantes e outras bebidas açucaradas em grandes embalagens nos restaurantes, cinemas e nos tradicionais carros que vendem comida nas ruas da cidade. Trata-se de uma iniciativa inédita da administração do prefeito Michael Bloomberg, já considerada a medida mais radical proposta nos EUA para combater a obesidade.
Segundo reportagem do jornal The New York Times, a proibição afetaria praticamente todas as bebidas açucaradas encontradas em delicatessens, franquias de fast-food e até mesmo arenas esportivas, de bebidas energéticas a chás gelados adoçados. A venda de qualquer copo ou garrafa com capacidade maior do que 16 onças fluidas (cerca de 470 mililitros) passaria a ser proibida. A ideia da prefeitura é colocar a medida em vigor a partir de março do próximo ano. 
A venda de refrigerantes dietéticos, sucos, bebidas lácteas – como milkshakes – e bebidas alcoólicas, porém, não seria afetada.  Além disso, mercados e lojas de  conveniência continuariam liberados para comercializar todos os tamanhos de refrigerantes e outras bebidas com açúcar.
"A obesidade é um problema nacional, e em todos os Estados Unidos as autoridades de saúde pública estão aflitas, dizendo 'Isso é terrível'. Em Nova York, não vamos ficar aflitos, vamos fazer alguma coisa", disse Bloomberg nesta quarta. "Eu acho que é isso que as pessoas querem que o prefeito faça".
Críticas – A proposta foi criticada pelo porta-voz da Associação de Produtores de Bebidas, Stefan Friedman. Ele afirmou que o Departamento de Saúde da prefeitura tem uma "obsessão" com os refrigerantes e que a proibição serve apenas como "distração" da dura tarefa de buscar soluções para combater a obesidade.
Para entrarem em vigor, as restrições dependem apenas da aprovação da Diretoria de Saúde da cidade, órgão cujos integrantes são indicados pelo prefeito. Segundo estatísticas do governo, 35% dos americanos são obesos e 60% estão acima do peso. O Departamento de Saúde de Nova York aponta o mesmo pecentual entre os adultos da cidade. 

Pergunta do BLOG: Esta seria a melhor alternativa???

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/ny-quer-proibir-venda-de-refrigerante-em-tamanhos-grandes (acessado em 03/06/2012).